Translate

05 novembro 2012

A Credibilidade da ISO 9001 para o Brasil


Os sistema de Gestão de Qualidade com base em normas internacionais como a série ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, e outras, são metodologias de Gerenciamento de Negócios cada vez mais comuns e apresentam ao longo das últimas décadas um resultado muito positivo para os diversos setores da sociedade no mundo, veja acima o cenário das Certificações Mundiais e no Mercosul.

Agora vamos citar 10 fatores negativos e relevantes quando falamos de Gestão de Qualidade no Brasil, vejamos eles:
  1. O desperdício de tempo e recursos ainda é muito grande;
  2. A falta de treinamento e capacitação da mão-de-obra que compromete resultados e gera retrabalho;
  3. Falta de planejamento dos negócios não dá direção e visão de futuro (Business Plan);
  4. Falta de controle financeiro e econômico, em geral não há plano orçamentário anual;
  5. Extrema carência na definição de metas e objetivos a serem alcançados (diário, semanal, mensal, anual, vendas, compras, faturamento, etc.);
  6. Falta de respeito com o cliente, atualmente faz-se menos, cobra-se mais, ele reclama, mas ele que compre em outro lugar se não gostar, é assim que pensam os seus funcionários, sabia?;
  7. As tomadas de decisão são grandes improvisos diários sem base de informações verídicas;
  8. As empresas e empresários não investem em inovação, que significa: fazer o de sempre de forma melhor, mais rápida e com menor recuso, mas sem perder a qualidade.
  9. Mal uso da tecnologia da informação. Só os funcionários que usam e-mails, redes sociais, planilhas, controles, sites bancários, mas ninguém apura resultados, ou, as informações demoram a chegar nas mãos de quem decide; 
  10. Os empresários não conseguem ver suas empresas daqui a 1 ano, 3 anos, 5 anos, 10 anos, porque não conhece sua empresa nem no dia seguinte.
Para mudarmos o cenário brasileiro em relação a Gestão da Qualidade, precisamos entender quais benefícios uma Gestão de Qualidade ISO 9001 traz para o negócio e para a sociedade, sendo que o principal objetivo é resolver esses problemas citados acima. Acredite ISO 9001 é uma solução eficaz para qualquer empresa que deseja mudar o rumo da sua história e crescer com menores esforços, e isso só é possível pela Melhoria Contínua dos processos, internos e externos. 

Se revistas especializadas em Gestão da Qualidade ISO 9001, anunciam que ISO é uma tendência mundial, porque sua empresa vai ficar fora?

"Invista na Qualidade da sua Empresa, e seus Clientes lhes dará o devido Valor!"
(José Adriano Francisco)

Quer saber mais sobre ISO 9001?
Entre em contato com a Onoma Gestão Empresarial:

www.onomagestaodigital.com.br
(019) 3542-9091 | 8883-3140



Nenhum comentário:

Postar um comentário