
Para a versão brasileira da norma, a pesquisa social, de opinião e de mercado é agora uma indústria global. Uma proporção cada vez maior dos gastos dos usuários da indústria é alocada a projetos multinacionais cujo objetivo é obter medidas consistentes em termos regionais e internacionais. Uma norma internacional de qualidade facilita diretamente a realização deste importante objetivo econômico e social, garantindo que os elementos do processo da pesquisa resultem em uma norma apropriada, de forma consistente e que possa ser verificada. Isto permitirá que os dados obtidos a partir de pesquisas realizadas dentro desta norma sejam usados para nortear o fornecimento de produtos e serviços aos cidadãos e instituições, de forma consistente e transparente.
Conteúdo da norma nacional (somente os itens principais, sem os subitens):
1 – Escopo
2 – Termos e definições
3 – Requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade
4 – Administrando os elementos executivos da pesquisa
5 – Coleta de dados
6 – Gerenciamento e processamento de dados
7 – Relatórios em projetos de pesquisa
No caso da ISO 20252, após a implantação, os institutos de pesquisa podem ser certificados por organismos de certificação que atestam o cumprimento dos requisitos indicados na norma. O processo de certificação é conduzido de modo análogo às certificações tradicionais, como a ISO 9001 e ISO 14001. A certificação pela norma ISO 20252:2006 torna os clientes mais confiantes na qualidade das pesquisas, pois além de assegurar o cumprimento de requisitos mais gerais de gestão da qualidade também garante o atendimento de determinações específicas para as várias etapas dessa atividade, desde a prospecção de negócios e a realização de cotações até a entrega dos resultados dos estudos.
Para acessar a consulta nacional, clique no link http://www.abntonline.com.br/consultanacional/
Depois em clique no link para o projeto em (01) ABNT/CEE-151 Pesquisa Social, de Opinião e de Mercado. Faça o cadastro e vote. É gratuito.
Texto-Fonte: http://www.banasqualidade.com.br/conteudo.asp?codigo=13785&secao=Artigos
Nenhum comentário:
Postar um comentário