Translate

27 agosto 2010

Dicas para encantar o cliente através de um telefonema


"A maneira como você se vê hoje afetará o seu desempenho hoje".
2 Coríntios 5:7

Falar ao telefone, principalmente a negócio, requer atenção, conhecimento, habilidade e algum treinamento. Por muitas razões, comunicar-se por telefone pode ser mais difícil que contatar alguém pessoalmente. No contato telefônico, você não poderá observar as expressões faciais e outros sinais corporais do ouvinte. Para contrapor essa dificuldade investir nas suas habilidades de bom ouvinte, estar tranqüilo, assegurar pronuncia clara e correta são práticas importantes e altamente recomendadas.
Partindo do princípio de que somos seres individuais e com visões diferentes, é fundamental enquanto você conversar com a pessoa por telefone saber tomar nota dos detalhes que precisa(como números de telefones, endereços, datas e demais informações que julgar essencial) e anotá-lo para não esquecer, assim se sentirá mais tranqüilo.

Ao contatar alguém, sempre se apresente dizendo nome, sobrenome e identifique a sua empresa. Diga o motivo da ligação e pergunte sobre a disponibilidade da pessoa. Porém, evite dizer algo do tipo: você pode falar comigo agora? Prefira abordagens em que você corra menos risco de ser despachado de pronto. Recorra a frases como: você pode me ouvir agora? A primeira opção é mais fácil de ser negada já a segunda parece mais complicada, uma vez que recusar ouvir alguém pode não parecer educado.

Certifique-se falar com a pessoa certa antes de abordar qualquer dado específico à transação. Fale com calma e naturalmente. Se o nome do interlocutor não tiver claro para você, peça para que seja soletrado. O nome é o patrimônio mais precioso que o ser humano possui. Portanto, repita-o algumas vezes durante o contato, seja paciente e assegure de ter entendido corretamente as informações mais valiosas. Não esqueça que, para obter sucesso no contato você deverá ser capaz de passar segurança e tranqüilidade ao ouvinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário