A Onoma é especializada e está pronta para ajustar esse processo de padronização das embalagens de alumínio.
O instituto resolveu avaliar as embalagens de alumínio de 11 das marcas mais vendidas do mercado.
O estudo foi feito com pratos redondos descartáveis, de tamanho número oito.
O primeiro teste analisou a presença de informações obrigatórias.
“Verificação se o volume e a marca do fabricante estão gravados no fundo da embalagem”, diz o técnico do Inmetro João Alves.
Confira o relatório completo:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/download/0,,6507-1,00.pdf
Das 11 embalagens avaliadas, só duas indicavam a marca e o volume em mililitros que poderiam conter. Nove marcas foram reprovadas: Boreda, Mello, Real Pack, Royal Pack, Takente, Térmica, Thermoprat, Today e Wyda.
Segundo teste: verificar o volume real das embalagens. Nos pratos número oito, devem caber no mínimo 830 mililitros de conteúdo.
Na avaliação do volume, 10 das 11 marcas foram reprovadas: Alumileste, Boreda, Mello, Pra viagem, Royal Pack, Takente, Térmica, Thermoprat, Today, Wyda.
No terceiro e último teste, os técnicos do Inmetro mediram a espessura do alumínio das quentinhas, porque isso determina a resistência da embalagem. A norma define a espessura mínima em 35 micrômetros, o que é igual a 0,035 milímetro.
Uma quentinha com espessura menor do que o mínimo recomendado vai ter muito mais risco de furar e rasgar. Duas marcas foram reprovadas por serem finas demais: Real Pack e Today.
Resultado final do teste das quentinhas: todas as 11 marcas avaliadas foram reprovadas.
Comunicadas sobre a reprovação de suas embalagens pelo Inmetro, os fabricantes das marcas Boreda, Royalpack e Today responderam que estão procurando agora se adequar às normas.
A empresa responsável pela marca Takente disse que o Inmetro não tem regulamento de padronização das embalagens de alumínio.
O Inmetro afirma que a metodologia do teste está de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Já o fabricante Wyda informa que tem dois tamanhos de pratos identificados como número 8 e que o analisado pelo Inmetro não era o correto.
“O Inmetro irá convocar representantes dos fabricantes visando melhorias na qualidade do produto, assim como da segurança do mesmo”, informa José Carlos Valente, chefe da divisão de metrologia mecânica do Inmetro.
As marcas Alumileste, Mello, Pra Viagem, Real Pack, Térmica e Thermoprat também foram procuradas pelo Inmetro, mas não quiseram se posicionar.
Mais informações entre em contato conosco pelo fone: (19) 3542-9091 ou comercial@onomagestaodigital.com.br
Matéria - Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário